- Estamos em pesquisa e montagem, aguarde.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Rio Grande do Sul


Em 14 de abril de 1874, foi inaugurada no Rio Grande do Sul a primeira ferrovia, ligando Porto Alegre a Novo Hamburgo.

Por onde passavam, os trens geravam riqueza, empregos e conforto para milhares de pessoas que habitavam os mais longínquos rincões de nossa terra. As composições, barulhentas e esfumaçantes, vararam os sertões e até as florestas, venceram banhados, rios e alagadiços, trafegando por locais cujo acesso parecia impossível.
A engenharia ferroviária no Brasil venceu todos os acidentes geográficos imagináveis construindo viadutos, túneis, pontes e estações. Os trens escreveram a história de várias gerações. O encantamento de ter alguém esperando ao descer de um vagão, a tristeza de ver o filho partir ainda jovem para estudar ou tentar melhor sorte nas grandes cidades, a aglomeração popular ao redor das estações apenas para ver o trem chegar, a emoção de ver a composição sair da zona urbana e entrar no campo, o apito que avisava a partida ou o velho sino badalando na chegada. São imagens que estão na memória de muitos de nós, principalmente daqueles que já passaram dos sessenta anos.


Estação Canoas - década de 1930


Estação Cachoeira do Sul - 1918

2 comentários:

  1. DESENHEI UMA SÉRIE DE ESTAÇÕES FÉRREAS DO RGS - ONDE FOI PUBLICADO NOS CARTÕES TELEFÔNICOS DA BRASIL TELECOM - ENTRE CONTATO URGENTE COMIGO - carlosfonttes@ibest.com.br E VISITA MEU SITE - www.artmajeur.com/carlosfonttes

    ResponderExcluir
  2. Estou realizando uma pesquisa sobre a ferrovia no norte do Rio Grande do Sul!
    Se puderes, entre em contato comigo!
    marcosluiz4@gmail.com

    abraço

    ResponderExcluir